Bastidores da Política - Se ninguém atrapalhar, vamos vencer a Covid 19 no Amazonas


Se ninguém atrapalhar, vamos vencer a Covid 19 no Amazonas

Por RAIMUNDO DE HOLANDA

12/01/2021 19h32 — em Bastidores da Política

  • Se falta alguma coisa e nos parece essencial, é a percepção de que o Amazonas, pelo seu clima complexo - úmido, quente e em alguns municípios frio em certa época do ano - é ambiente propício para a proliferação de vírus. E o da Covid19 pode ter encontrado aqui o seu melhor habitat. Estudar o assunto com cautela exige vontade política, apoio técnico e cientifico. A humanidade pode agradecer no futuro.

Os governos Estadual e Municipal despertaram. Dizer que  estão parados, esperando a pandemia passar é faltar com a verdade, ferir a ética jornalística e recusar a responsabilidade de somar enquanto veiculo de informação. A imprensa, com raras exceções, serve aos governos, depende deles em grande parte, não importando a dimensão que tenham. A publicidade nem sempre é o canal que os governantes  encontram para falar com a sociedade,  pagando pelo informe oficial. Querem mais que isso: o silêncio, que não tem preço. Mas essa é uma questão irrelevante agora. A questão é de união, de bem comum, de ajuda ao próximo e de que ninguém atrapalhe de nenhum lado.

Nesse caso específico da Covid 19, houve falhas até horas atrás, grande despreparo para combater a pandemia e uma certa visão equivocada da ferocidade do virus, cujas cepas se multiplicam no Amazonas.

Mas o que  foi apontado e o que era factível ser feito, está sendo feito, embora muitos não compreendam o isolamento necessário e um eventual e drástico endurecimento que pode vir ainda a ser adotado para conter a pandemia.

Se falta alguma coisa e nos parece essencial é a percepção de que o Amazonas, pelo seu clima complexo - úmido, quente e em alguns municípios  frio em certa época do ano  - é ambiente propicio para a proliferação de virus. E o da Covid19 pode ter encontrado aqui o seu melhor habitat. Estudar o assunto com cautela exige vontade política, apoio  técnico e cientifico.  A humanidade pode agradecer no futuro.