Íntegra de vídeo do assassinato de homem negro no Carrefour é divulgada

Por Portal do Holanda

21/11/2020 14h04 — em Brasil

Cenas não recomendadas para pessoas sensíveis. Foto: Reprodução

O vídeo que mostra o assassinato brutal de João Alberto, um homem negro de 40 anos, por seguranças no Carrefour de Porto Alegre, foi divulgado na íntegra. Antes, apenas um trecho da ação dos seguranças circulava pela internet. As imagens são extremamente chocantes e não recomendadas para pessoas sensíveis. 

 

No vídeo, pessoas que filmam a ação se demonstram preocupadas com a vida do homem, uma vez que os seguranças estavam visivelmente ultrapassando os limites e o espancando até a morte. Uma funcionária tenta impedir que as pessoas filmem o que acontece.  Ao fim da gravação, João é filmado já morto, tendo o corpo levado do local.

A morte que aconteceu na véspera do Dia da Consciência Negra levantou revolta e impulsionou as marchas contra o racismo, que já aconteciam nos anos anteriores.

Manifestações - A maioria dos manifestantes fazia o protesto pacificamente. No entanto, alguns grupos que se separaram dos demais depredaram unidades do supermercado pelo Brasil. Em São Paulo, o protesto terminou com o shopping Jardim Pamplona e o Carrefour depredados. Manifestantes chegaram a atear fogo no supermercado.